A Inveja

O que é a inveja? Seria um bichinho verde e peludo que vive escondido dentro de cada um de nós? E que as vezes resolve despertar e nos morde por dentro de um jeito insuportável que nos deixa triste?

Pra mim a inveja é isso, triste, pois é diferente do sentimento de cobiça. A inveja remete às desigualdades, ao fato de alguem ter e eu não; enquanto a cobiça me lembra o "obter a qualquer custo". A inveja pode matar a pessoa, mas não fazer com que ela mate outros.

“A pessoa cobiçosa quer possuir os bens do vizinho, enquanto que a pessoa invejosa lamenta esses bens. Ela fica triste por causa de prosperidade do vizinho” (W.F. May)


Sentir inveja é querer ser diferente, fazer diferente, é querer mudar. Não há nada de mal nisso, a inveja pode ser até muito construtiva. Se você sente inveja de alguém por ter muitos amigos isso pode até dar um empurrãozinho para que você se torne mais sociável e faça mais amigos. Precisamos parar de suprimir nossa inveja dentro do coração onde ela só faz mal e começar a lhe dar mais espaço (não muito, cuidado!) e nos aproveitarmos dela para melhorar pois as vezes a inveja nos revela desejos que nem sempre temos conhecimento. Isso não quer dizer que precisamos revelar ao mundo nossos desejos invejoso, não, esse é um sentimento dos mais íntimos, o que precisamos fazer é saber ouví-lo.

Eu cuido bem do meu bichinho verde e peludo pois toda vez que ele acorda sei que ele quer me mostrar algo importante e que só eu, sozinha posso conseguir. Por isso cuidem bem de seus bichinhos, eles podem fazer toda a diferença. ;]


Kiwibeijos*
e bom 2009 a todos!

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial